Durante esse semestre montamos um jogo de tabuleiro onde os jogadores devem rodar o dado e andar com as pecinhas o número indicado por este, se cair na casa “Sua vez!” é necessário que pelo menos tente responder a uma pergunta baseada em EVOLUÇÃO; cada jogador deve sair de um ramo do tabuleiro em direção ao centro, ganha quem chegar lá primeiro. É importante destacar que tentamos fazer um jogo auto-explicativo, por isso colocamos, por todo tabuleiro, tabelas com informações que podem ajudar a responder às questões. Além disso, devemos ressaltar que o jogo está dividido por Eras sendo cada cor das casinhas a representação de uma Era.
Mas, a pergunta que nos vem é: o que adianta fazer um jogo se não podemos ter certeza que as pessoas realmente vão aprender e se divertir ao jogar? Foi por isso que trocamos os tabuleiros em sala e cada grupo se divertiu com o jogo de outro grupo. O resultado foi muito interessante, pois adoramos jogar, além de ter nos dado a chance de saber quais são as falhas do nosso jogo, por exemplo, não fizemos instruções impressas o que se tornou um problema, pois estávamos jogando, mas tínhamos que parar para ensinar ao outro grupo como jogar.
Fora isso deu tudo certo, aprendemos que às vezes com pequenas coisas podemos fazer a diferença na sala de aula. Agora é esperar, para que depois de formados possamos realmente aplicar o jogo aos nossos alunos de ensino fundamental e médio acabando assim com qualquer dúvida sobre a funcionalidade do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário